domingo, 9 de agosto de 2009

Bullying...


Olá Trintinos!

Quando eu era estudante não tinha muitos amigos na escola e conversava pouco com meus colegas hoje a grande maioria de meus colegas de escola se tornaram grandes amigos. Não lembro de ter sido vítma de bullying, mas se considerar as agressões verbais sim.Foi mais ou menos o que aconteceu com Bjota em seus primeiros dias de aulas na Comuninha.

Havia um aluno que se destacava na aula, o que ele mais fazia era chamar atenção dos colegas para algo que estivesse fzendo.Arrumava briga com todos na escola,professor ou aluno. Certa vez deu uma rasteira em Bjota que caiu todos começaram a rir, só Ed que não e foi ajudá-lo. O brigão chamou Ed de várias coisas, inclusive de "dondoca". Bjota e Ed saíram de perto e o brigão os seguiu falando alto.Bjota não aguentou e começou a discutir com o brigão.Os alunos da escola começaram a atiçar a briga, um circulo se formou com Bjota e o Brigão ao meio. Qdo Ed entrou no círculo para tirar Bjota de dentro alguém, o puxou pelo braço e disse que não era para ele se intrometer, mesmo assim se meteu e conseguiu tirar o amigo com a ajuda de um professor, que foi chamado. O brigão foi para vice-direção mas saiu dizendo que pegaria Bj e Ed na hora da saída. +

O bullying é algo muito comun nas escolas brasileiras hoje em dia e deixa professores e pais preocupados com o envolvimento de seus filhos.

Entende-se por BULLYING todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executado dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Diversos pesquisadores em todo o mundo têm direcionado seus estudos para esse fenômeno que toma aspectos preocupantes, tanto pelo seu crescimento, quanto por atingir faixas etárias, cada vez mais baixas, relativas aos primeiros anos de escolaridade. Dados recentes apontam no sentido da sua disseminação por todas as classes sociais e uma tendência para um aumento rápido desse comportamento com o avanço da idade, da infância à adolescência. http://www.bullying.com.br/BBibliograf23.htm

Ass.Quasítrinta