quarta-feira, 30 de abril de 2008

A Lição de um Morador de Rua

Olá Trintinos!

Estamos chegando ao fim do mês de abril, 1/3 do ano já passou . Muitos estão conseguindo realizar seus sonhos e desejos planejados para este ano, este blog está indo para o terceiro mês de vida e neste momento, já foram 120 visitas.Para mim está sendo uma experiência muito boa que só ajuda a desenvolver minha vontade por busca de conhecimentos.

Hoje poderia falar sobre as estradas de ferro,pois é o dia dos ferroviários e da inauguração da primeira estrada de ferro, mas não vou falar sobre isto por aqui, vou apenas deixar meus parabéns à todos que fazem parte do ramo de Ferrovias ou que se beneficiam das estradas de ferro.

Hoje resolvi falar sobre uma lição que aprendi observando dois moradores de ruas que sobrevivem em minha cidade. São pessoas livres que vivem o mundo, alguns lutam para sobreviver outros esperam alguém que se descuide para assaltá-las( não é o caso dos que eu observei) estes seriam os "marajás"desta comunidade, que não querem sobreviver querem se beneficiar dos outros sem lutar por sua vida. O morador de rua me faz lembrar dos Homens Pré Históricos, que viviam como nômades, até domesticarem os animais e a agricultura,formando assim as civilizações. Só que os Hominídeos tinham suas cavernas para morar, os moradores de rua tem suas caixas de papelões para se abrigar,vulneráveis ao clima. Darwin criou a Teoria da Evolução das Espécies, por um tempo foi criticado mas sempre tinha alguém que acreitava e defendia a teoria dele. Uma das coisa que Darwin defendeu, foi que o homem não descende do macaco, eles teriam um ancestral em comum. Para Darwin só os indivíduos mais adaptados ao meio acabavam sobrevivendo. Isto também acontece nas ruas,quem se adapta ao meio sobrevive.Muitos macacos, encontramos no dia a dia também, são aqueles que não pisam firme no chão, que preferem ficar perto das nuvens, que vivem pulando de galho em galho, alguns inclusive extrapolam pois são protegidos por lei.

Fala-se muito em mudanças climáticas, aumento das chuvas, falta de comida, doenças e outras coisas que assustam o seguimento da vida, mas isto sempre existiu e os moradores de rua passam por tudo isto e sobrevivem,neste caso eles seriam seres evoluídos e nós pré históricos.Quanto aos animais eles dominam com muito mais facilidades que nós, basta observarmos por alguns minutos um morador de rua passeando com seu cachorro. O cachorro espera o dono comer para depois pegar o resto,enquanto o dono está dormindo o cachorro está ao lado, às vezes acordado,como um guardião, raramente vemos o dono brigando com seu cachorro e nos dói ver um, chorando pela perda de seu cachorro, o único que escutava ,que dividia o sofrimento e estava sempre à seu lado.

Será que sobreviveríamos sem,nossos celulares,sem nossa televisão sem nosso cafézinho,sem nosso edredon, sem nossa confortável cama, sem o computador, sem essas tecnologias de hoje em dia, sem um banho quente no inverno? Acho que temos muito que aprender com os moradores de rua. Encerro por aqui, com uma frase que li num conto de Clarice Lispector( O ovo e a galinha): "Sobreviver é a salvação.Pois parece que viver não existe.Sobreviver significa manter luta contra a vida que é mortal".

Por hoje é só trintinos, sucesso e tranquilidade para todos vocês e suas famílias.Nos falamos mais tarde.

Ass.Quasítrinta